Resgatar o passado para compreender o presente e mudar o futuro, esse é o lema!
Entender a história que vivemos até hoje e perceber que nosso comportamento é determinado em grande parte por esta história, que nunca será alterada, nos torna conscientes transformadores de nossas vidas .
Muito do que vivemos hoje foi construído por ações e omissões.
As ruas eram de terra, a vizinhança se conhecia e a cidade era das pessoas.
Com a indústria automobilística e a verticalização, as cidades perderam parte do sol, parte do verde e parte do espaço público que antes era das pessoas e hoje os carros dominam. Os carros dominam viadutos que nem deveriam existir, como o minhocão em São Paulo, por exemplo. Os carros ocupam um espaço que antigamente as crianças brincavam. Carros passam em alta velocidade e as as ruas são de asfalto.
É o “progresso”, onde as ruas foram “substituídas” por apartamentos e o espaço público é ocupado por barulho, buzina, fumaça e calor. É o carro, sonho de consumo de alguns.
Atuar e não repetir padrões é um começo para mudar essa história, mudar o futuro.
As calçadas quase não existem. Carros ocupam também este espaço e muitas vezes o pedestre caminha pelo asfalto com medo dos carros.
Nesta foto podemos observar que o tamanho dos carros aumentam e o respeito diminui.
Aos poucos os motoristas estão se habituando com a bicicleta e as novas sinalizações horizontais e verticais. Aos poucos…
Nesta foto podemos observar o Bike Box ou Área de espera segura para ser visto pelos motoristas através de suas películas escuras, local destinado ao ciclista e motociclista.
Nesta imagem as crianças brincam numa rara calçada larga de São Paulo.
Essa lição de casa me inspirou a fazer este post! Se inspire também, pratique ações para resgatar a rua, a praça e a árvore perto da sua casa!!
CONHEÇA NOS LINKS ABAIXO ALGUMAS AÇÕES ESPALHADAS PELA CIDADE E MANDE A SUA PARA NÓS.
apoio: