Projeto de lei proíbe a propaganda voltada para crianças

Projeto de lei 5921/01, proíbe a propaganda voltada para crianças até 12 anos na televisão, rádio e internet entre 5h e 22h.

Quem descumprir a norma receberá multas entre R$ 5 mil e R$ 100 mil, e ainda poderá ter que publicar uma contrapropaganda.

Esta lei é defendida por entidades e movimentos da sociedade civil que acredita que toda e qualquer propaganda influencia negativamente no imginário infantil.

A publicidade dirigida a crianças brasileiras é regulamentada pelo CONAR, pelo Código de Defesa do Consumidor, além das ações normativas da Anvisa e determinações do Código de Ética da Publicidade.

Na publicidade mundial infantil onde a programação é praticamente 100% estatal não existe publicidade pra criança. Sorte das crianças Norueguesas e Suecas, além da criançada da província de Quebec, no Canadá.

A resposta abaixo foi inspirada por um texto que li à pouco, leiam os dois (ou não) e entendam o caso:

Cinco previsões para um Brasil sem publicidade infantil

a resposta para este texto vem abaixo:

Vocês realmente precisam do publico infantil quando falam disso??? “Marcas estabelecidas aumentam a vantagem sobre alternativas”

Se a propaganda de brócolis não funcionasse o Mac não faria propaganda da maçã e o Girafas do feijão com arroz, que são duas “ecas” industrializadas.

Pow, sacanagem, eu posso e vivo faz temmmmmmpo quase sem publicidade infantil, mas a classe baixa não.(ou os “com preguiça de educar também não”)
Eles não tem netflix, 270 títulos na estante pra escolher o filme que quizer a qq hora em 3 ambientes da casa (sou produtora de video e ganhei todos) livros e mais livros de histórias e tempo para ler e dedicar

Eu acredito na propaganda de brócolis assim como acredito numa alimentação melhor e num mundo melhor, basta deixar acessível. A gordura vegetal hidrogenada vicia sim, o acúcar idem e gordura também, Ahhh o esporte vicia também, mas convenhamos que a nossa classe mais necessitada sofre com salgadinhos nos pontos de onibus, comerciais de recheados prometendo alegria e aventura, achocolatado prometendo brincadeiras e imaginação …ai que tremenda enganação com as criancas. JURO! sempre que posso e tenho tempo e sento à frente da TV com minhas filhas e brincamos assim: “quem descobre mais mentiras nos comerciais.”

é patético criar mentiras para crianças

Minhas filhas voltam da escola e brincam de escolinha com bichos de pelucia, os brinquedos favoritos são de madeira, de pintar, fazer castelo em areia e correr na grama e jogar bola. Na hora do lanche as amigas pedem a banana passa, a maçã e as sementes de abóbora da lancheira das minhas filhas.. Quando fiz um aniversário da Chapeuzinho Vermelho na escola as crianças destruiram as maças, suco de uva, cenouras, pepinos, tomatinhos, comeram bolo natureba e repitiram…. PQ???? Pq tem sabor e nem sempre comem algo tããão gostoso assim. Se entopem de “plásticos” diarimanete? será? ou nuggets no café da manhã (eu conheço e é real) e salsicha no almoço, a digestão e energias são fracas… devagar mesmo.

Mais cor = mais alegria, e elas sentem isso!!!! pensa que não?

Eu crio minhas filhas e a galerinha do bairro também vai nessa onda sim, Do brincarrrr muito e comer tudo que fazem e bem colorido, levam uva e maçã no pic nic e ainda disputam a tapa (no bom sentido)

O que acontece é muito mais e vai alééémmmmm da publicidade. Hoje em dia os pais trabalham, largam em casa muito tempo com cuidadores ou nas escolas e não se dedicam como precisava. As crianças talvez continue a consumir porcarias industrializadas, massss essa lei é um começo e a chance de mudar o mundo pra melhor.

eu tenho um blog, luto para mostrar que ter mais tempo com o filho é não perder mais tempo de trabalho ou de vida, É ganhar um tempo que não volta atrás, é viver, desacelerar, é curtir o dia a dia com equilibrio

Sei que nem todos vão aceitar o que escrevi, mas acreditem viver sem gordura vegetal hidrogenada e refri é bem melhor. Sabe, se os sucos fossem realmente de fruta, o refri não fizesse mal e o sódio em excesso não existisse… talvez não precisasse cortar tanto assim as propagandas…

mas são lixos comestíveis cada vez mais nos lares, de todos, e plásticos que custam 200 reais com nome “monsters” que quebram no 1º mês… capitalismo na veia heim

Valorizar as crianças é mostrar para elas um mundo real, com sol, chuva, grama, fruta, brocolis, pera, manga, sementes, correr descalço na chuva, cortar o pé no vidro, cair da bicicleta, fazer guerra de bexiga dágua, é ser livre, sair do carro e conhecer o caminho…

torço pra cultura mudar aos poucos,…. e acredito!

 

Tenho dúvida quanto ao Gibi, Nina adora, vou ler mais e entender mais porém, conheço meninas que não sabem brincar, não sabem pular e nem chutar uma bola, nunca comeram cogumelo paris, nespera ou pintaram madeira e sabem todas as barbies e seus vestidos e todos jogos de ipad e lançamentos, e continuam sem saber brincar…

Num mundo tod misturado, Nina também conhece ipad, barbie, mas não vai ao Mac, nem toma refri, pq um dia experimentou do amigo e não gostou.

Mudar a cultura pode ser aos poucos, Mudar os hábitos também.

Pensemos no futuro.

Por enquanto nós estamos…

..sem publicidade em casa 

…sem publicidade na TV 

…sem fast food 

…sem filmes da Disney  ☐ ainda não

…sem gibis  ☐ ainda não

Não sei ao certo todos benefícios e malefícios, falo como mãe e educadora de duas lindas meninas. Tenho um experiência na prática. Muitos me procuram para aconselhá-los, instruí-los, desde alimentação, educação… Seguimos o coração.

Minhas filhas tem muita liberdade e amor. Não existe regra disso ou daquilo, seguimos juntas a mesma estrada e juntas procuramos o melhor para nós e para todos.

LEIA TAMBÉM:

EM BUSCA DE JUSTIÇA CONTRA O ABUSO

A FARSA DO FIM DOS QUADRINHOS NACIONAIS ou porquê não somos todos alienados a serviço de interesses mercantilistas

 CONAR E ABA APRESENTAM ESTUDO SOBRE LEIS E NORMAS QUE REGEM A PUBLICIDADE INFANTIL NO MUNDO 

Publicidade e Criança

8 comerciais brasileiros que foram totalmente cruéis com as crianças

A resolução que diz que toda publicidade voltada para a criança está errada gera briga. Mas vem aqui ver se isso não é bizarro.

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.20.05

Meus brinquedos preferidos são bonecas de pano

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.21.49

bexiga + picolé + balanço = alegria

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.22.35

que tal brincar na pracinha?

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.23.59

vamos pintar?

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.22.56

vamos sentar no chão e se sujar?

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.24.31

bagagem pro pic nic

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.26.04

um lanchinho

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.26.32

bolinhos de areia

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.21.09

outro lanchinho

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.20.37

um rango lá em casa

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.18.42

um ranguinho com shimeji e outras delicias

LASMA_FACEBOOK   OGANGORRA_FACEBOOKapoiam silvia e nina 🙂

fale com a gente no: silviaenina@gmail.com

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em consumo consciente. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Projeto de lei proíbe a propaganda voltada para crianças

  1. Mari disse:

    A publicidade é a alma do negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s