Milhares de ciclistas fecharam a avenida Paulista no final de março enquanto as ciclovias são motivo de muita polêmica, descreve o apresentador do programa. (video Cidades e Soluções)
AS CICLOVIAS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Na cidade de São Paulo foram escolhidos em plenária específica, realizada pela Ciclocidade e peloCicloBr 22 nomes. Um importante espaço de diálogo entre sociedade civil e Município. Até final de 2016 teremos 400 kms de ciclovias e 1500 km até 2030. Isso é pouco comparado ao sistema cicloviário da cidade, mas é um avanço se o olhar permanecer nos viadutos e pontes construídos durante anos 80 e 90. A cidade cresceu em torno nos automóveis, como se o medo e a velocidade se infiltrassem em nossas vidas nos privando de viver. Engraçado sentir isso e nada agradável sentir ao final do dia a exaustão nos ombros devido a tensão e dores de cabeça pelo barulho atormentador. Tem dias que eu penso em sumir daqui, já fiz isso de 1997 a 2001, e tem dias que penso em voltar pra yoga.
A solução quase sempre está dentro de nós, a mudança também.
Nos carros a maioria dos motoristas brigam contra o tempo e o dinheiro. Exaustos vão e voltam de seus afazeres por horas diárias numa falsa zona de conforto e segurança. Mas de onde vem isso?
VIDEO: A máquina substitui o amor?
Desde criança crescemos com a falsa alegria de um carro, a falsa segurança de um carro, o falso poder dos carros e tem até o filme Carros. Nina sempre me pergunta: Quando vai ter o filme Bicicletas, mã? Não sei filha, o dia que as pessoas descobrirem que viver está dentro de nós e o poder também. Liberdade de ir e vir, liberdade de tomar sol e chuva, liberdade de ser ao invés de ter.
VIDEO: Cidades e Soluções ep.2 exibido em 20.04.2015 . Veja o programa na íntegra:
PENSAR EM ESTRUTURA CICLOVIÁRIA É DEVOLVER A RUA ÀS CRIANÇAS
Silvia Ballan, mãe,ciclista, bike anjo, bikerrepórter do Instituto CicloBr e colaboradora do Bike é Legal da Renata Falzoni, mãe de Nina, 7, Bia, 16, acredita na educação das crianças em espaços públicos, na rua, na troca … As crianças e adultos são capazes e possuem habilidades para descobrir problemas e solucioná-los de maneira consciente quando conhecem e vivem a cidade.
“Se queremos uma pessoa melhor, cuidamos da criança. Se queremos um cidadão, levamos os pequenos a viver a cidade”, afirma Silvia.
Tragédia pra cidade é um modal que transporta 20% da população ocupar 80% do espaço urbano!! Isso sim é uma tragédia!!!
O Guth entende muito mais de transportes e tem argumentos muito mais convincentes e sensatos do que este suposto “*” M-E-S-T-R-E”*” da USP….