Descobri a liberdade cicloviajando

A frase: “Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.” traduz .

Minha primeira viagem, não foi cicloviagem, fiz com ciclistas e levei bikes. A bagagem pesava 70 Kgs. Fui para o Rio de Janeiro, Rio+20, e lá comecei a descobrir o que é viver livre com pouca bagagem. Levei as bikes e assim percorri meus dias.

Depois disso fiz cicloviagens de 1 dia, viagens levando a bike no busão pra pedalar local e a cada volta, doava alguns objetos na semana seguinte, e minha casa mais livre.

Lembro que na 1ª volta de viagem, no minuto que pisei em casa, fechei a cara e me senti pesada. Muita bagagem tirando a liberdade. “Silvia,cuida disso, cuida daquilo, não pode sair de casa…”

Os momentos mais terríveis e que descobri à pouco tempo são a maternidade. O mercado entope a gente de necessidades falsas num momento frágil. Carrinho, bb conforto, cadeirinha, manta, roupas, … dá pra viver com metade ou menos do que o mercado oferece. Já iniciamos o ciclo de uma nova vida de consumidor se essa armadilha nos envolver.

Estou às vésperas de mais uma cicloviagem. Minha bagagem tem 30Kgs com equipamentos de trabalho. Não sinto falta de nada material, levo o necessário. Vou pra Campos do Jordão, vou parte de busão e outra no pedal.

Na volta vou montar um bazar virtual e lá, dia a dia, vou postar o que pode ser útil pra você, seu vizinho, seu amigo. Não compre, troque, divida, compartilhe. O que pode ser útil pra mim um dia, será pra você em outro.

Obrigada Felipe Benninger por ser meu amigo.

Obrigada Mari e Carlos Okamoto, que me fizeram desapegar de algo que guardava por 6 anos com empréstimos anuais… sem desapegar.

Obrigada Emiliano, Clodomira e Hilda, por acreditar e Emiliano por me ensianr a inventar.

Obrigada Verinha, Branco, Pepe Guimarães, Luciana, Aline, JP, Evelyn, Giba, Sil, Bike Anjos <3, Aromeiazero, Odir, Fabinho,Cyra, Pedrinho, Talyta, Oswaldo, Ernesto, Guilherme, Nataly, Elisa, Daniel (s),    e uma lista sem fim… de amigos que fiz e ainda vou fazer pedalando.

pepe

José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, é um agricultor e político uruguaio e Presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015. Mujica teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai – nasceu em 20 de maio de 1935 (80 anos)

foto Felipe Benninger - projeto Transite

foto Felipe Benninger – projeto Transite

Apoio:

Captura de Tela 2015-05-11 às 12.20.07

logo-bce46fba8e10112b7cf38bcd469ffa5f    Las Magrelas  bike anjo

Silvia Ballan, mãe,ciclista, bike anjo,  bikerrepórter e colaboradora do Bike é Legal da Renata Falzoni, mãe de Nina, 7, Bia, 16, acredita na educação das crianças em espaços públicos, na rua, na troca … As crianças e adultos são capazes e possuem habilidades para descobrir problemas e solucioná-los de maneira consciente quando conhecem e vivem a cidade.

“Se queremos uma pessoa melhor, cuidamos da criança. Se queremos um cidadão, levamos os pequenos a viver a cidade”, afirma Silvia.

cheguei_de_bike_positivo-copy Captura de Tela 2015-02-12 às 17.07.50Captura de Tela 2014-12-30 às 23.05.28

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em ATIVIDADES, cicloviagem e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s