Intermodalidade até a escola em São Paulo

Estava tudo congestionado, a cidade um caos. Carros praticamente estacionados em vias onde se deve circular. Naquele dia um caminhão bateu na ponte da marginal pinheiros e a cidade ficou parada. As crianças estavam exaustas na volta da escola. Nem o DVD entretia. Joguinhos de celular e IPad foram a “salvação” pra mãe ter um pouco de silêncio. Salvação?

Em tempos de sustentabilidade, nada mais prático e feliz do que matricular as crianças numa escola próxima. 5 kilômetros de casa? É possível essa caminhada. Quem sabe a 3 Km seja o máximo para os pequenos. Tem a bike, tem patinete, tem caminhada, tem música pra cantar e histórias pra contar. Grandes congestionamentos das cidades que não dormem não podem ser um problema para os pequenos, deve existir solução! O estresse vivido por estas crianças pode passar batido e trazer consequências no futuro, a ansiedade por exemplo. Faça do caminho até a escola um prazer, uma troca, uma vivência única a cada dia. É um tempo que não volta. Imagina a diferença entre uma criança que vive o caminho e outra que vai até a escola, levada por um carro, sonolenta e cansada por horas e horas. Já imaginou quanto tempo as crianças ficam fechadas no carro por ano comparadas às que vão por meio de transporte ativo?

Descobrir possibilidades, ser capaz, aprender caminhos e novos modais é simples, barato e muito divertido. Experimente!

Em São Paulo metrô e trens não permitem a intermodalidade para escolinha exceto de bike dobrável para o adulto e bike infantil para criança. Matricule sua criança num raio de 5 Km no máximo.

Pra refletir.

Modal carro com DVD

Modal carro com DVD

 

 

IMPORTANTE:

Captura de Tela 2015-10-20 às 09.21.30

HORARIOS DO METRO SP PARA BIKES:

Captura de Tela 2015-09-13 às 10.34.20 Las Magrelas  bike anjo Sampa Pe quadrado

Silvia Ballan, mãe,ciclista, bike anjo,  bikerrepórter  e colaboradora do Bike é Legal da Renata Falzoni, mãe de Nina, 7, Bia, 16, acredita na educação das crianças em espaços públicos, na rua, na troca … As crianças e adultos são capazes e possuem habilidades para descobrir problemas e solucioná-los de maneira consciente quando conhecem e vivem a cidade.

“Se queremos uma pessoa melhor, cuidamos da criança. Se queremos um cidadão, levamos os pequenos a viver a cidade”, afirma Silvia.

UM DOS NOSSOS OBJETIVOS: mostrar que mãe, filhos, mulher, familias inteiras podem pedalar pela cidade. Não é necessário usar roupas específicas ou ser atleta. 

cheguei_de_bike_positivo-copy Captura de Tela 2015-02-12 às 17.07.50Captura de Tela 2014-12-30 às 23.05.28Captura de Tela 2015-08-13 às 16.22.10

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em TRANSPORTE DE CRIANÇA e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Intermodalidade até a escola em São Paulo

  1. Ivna Cavalcante disse:

    Amei seu blog. Sou baiana, ciclista, mãe e adepta à filosofia de criarmos espaços e atitudes saudáveis. Minha filha de 6 anos me acompanha desde bem nova na cadeirinha de nossa bike, vamos para a escola, mercado, passeios e fazemos cicloturismo dessa forma. Infelizmente ainda não dispomos de segurança nas vias públicas, nem tampouco sensibilização dos motoristas, sobretudo no nordeste e por tratarem -se de duas mulheres. Que iniciativas como a sua possam impactar nas políticas públicas para melhoria da segurança no trânsito. Parabéns!

    • silviaenina disse:

      Obrigada Ivna. Depois me manda uma foto de vocês. Me conta sua história. Se vc quiser, melhor ainda, faz um texto e eu posto aqui no blog pra incentivar mais pessoas 🙂 Imagina que legal. Se vc se sentir a vontade, me avisa.
      Aqui também não temos segurança em muitas vias. Pedalei por Salvador ano passado e alguns trecho com velocidade alta…. tive medo.
      Ivna, participo da Camara Tematica da Bicicleta junto ao poder público e assim aprendo muito pra ajudar a melhorar pra poder incentivar mais.
      um beijo Silvia

      • Ivna Cavalcante disse:

        Que fantástico! Minha história não é interessante como a de vocês, mas vamos lá… Rs. Eu e minha filha de 6 anos acreditamos que pequenas mudanças podem mudar o mundo e tentamos fazer nossa parte. Ao menis uma vez na semana deixamos o carro na garagem e realizamos as atividades habituais de bike. Dessa forma, contribuímos para um mundo menos poluído e mais sustentável, por um trânsito menos caótico, por menor emissão de gases poluentes e menor consumo de combustível fóssil. Além disso, essa prática saudável nos torna mais amigas, é um momento nosso, de parceiria, de interação e muita, muita diversão. Pedalar se tornou tão prazeroso que todos os finais de semana sentimos necessidade de dar um passeio com nossa magrela. Contamos também, com apoio de ciclistas solidários (grupo Pedal Realmente Iniciante e Bike Anjo Salvador) que nos auxiliam na locomoção segura no trânsito e dividem o peso da bagagem quando fazemos cicloturismo. Sim, é isso mesmo, já saímos de Salvador pedalando e foi uma experiência incrível. Infelizmente nem todos os espaços urbanos na nossa cidade dispõem de ciclovias e os motoristas ainda estão longe de respeitar as normas de segurança no trânsito em relação ao convívio com os ciclistas. A experiência que tirei desde o dia que coloquei minha filha na cadeirinha da bike pela primeira vez? Sozinha posso ir mais rápido, mas juntas vou mais longe e, com certeza, mais feliz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s