Diversas ações no Brasil estimulam o uso da bicicleta com doações, consertos e manutenção das magrelas para a criançada e adulto também. O meio de transporte mais prático e barato também precisa de alguns cuidados e reparos, mesmo que pequeno e barato, tem um custo mínimo de 100,00 à 150,00 ao ano ou aprenda a cuidar e limpar, como os voluntários do Mão na Roda.
Desde 2011 participo de alguma oficina que recebe peças usadas e faz a manutenção em bikes da criançada. São diversos estados no Brasil. Desde Complexo do Alemão até Jardim Pantanal já pedalei com peças usadas e equipamento. Bora ajudar a galera e participar?
Listei abaixo as que conheço e caso você saiba de mais alguma, envie para nós também.
São Paulo - SP
BIKE ANJO: OBA na Vila Guarani (Oficina Bike Anjo com peças doadas pra consertar sua bike)
OFICINA MÃO NA RODA desde 2010 na ZO e Centro. Oficina comunitária na qual as pessoas podem chegar e utilizar os materiais e ferramentas à disposição para fazerem elas mesmas os reparos necessários às suas bicicletas e, se preciso, contar com a orientação de alguém mais experiente. (4 x por semana, veja dias e horários no site)
PEDALA ZEZINHO desde 2011 na ZS (aguardar evento)
RUA DE LAZER desde 2011 na ZN (aguardar evento)
PEDALA ALANA na ZL desde 2013 arrecada peças e bicicletas usadas para atividade no Jardim Pantanal. (aguardar evento)
BIKE HELP desde 2015 (aguardar evento)
na ZL. Doações de itens que um ciclista usa, bikes e peças de bikes em boas condição de uso, serão aplicados em serviços de restauração. ( veja dias e horários no site )
BRASILIA - DF
ong RODAS DA PAZ Há mais de 10 anos, a Rodas da Paz promove a Campanha “Doe Bicicleta” e cerca de 5 mil bikes já passaram pelo projeto.
OFICINAS ITINERANTES:
Rio de janeiro
Oficina de bikes no Complexo do Alemão 2012
São Paulo
Pedala Sampa 2014

PEDALA ALANA consertei a primeira bike sozinha. Não tinha nada de freio, manete, cabo…
Silvia Ballan, mãe,ciclista, bike anjo, bikerrepórter do Instituto CicloBR e colaboradora do Bike é Legal da Renata Falzoni, mãe de Nina, 7, Bia, 16, acredita na educação das crianças em espaços públicos, na rua, na troca … As crianças e adultos são capazes e possuem habilidades para descobrir problemas e solucioná-los de maneira consciente quando conhecem e vivem a cidade.
“Se queremos uma pessoa melhor, cuidamos da criança. Se queremos um cidadão, levamos os pequenos a viver a cidade”, afirma Silvia.
UM DOS NOSSOS OBJETIVOS: mostrar que mãe, filhos, mulher, familias inteiras podem pedalar pela cidade. Não é necessário usar roupas específicas ou ser atleta.