Conheça 10 hábitos de mãe e filha

Cultivar bons hábitos desde criança é o segredo para uma vida saudável. 

  1. PRODUZIR AS  REFEIÇÕES:
    Descascamos batatas, cortamos cenouras, lavamos frutas, mexemos panelas, juntas! Nós não frequentamos Fast Foods e outras comidas industrializadas disponíveis nas prateleiras de supermercados como nuggets, salsichas, … e temos muito prazer em cozinhar e comer juntas. Evitamos ao máximo qualquer comida industrializada. Nos passeios de bike levamos cenoura e erva doce palito, alga marinha, maçã, acaí entre outras delícias naturais.
  2. IR DE BIKE PRA ESCOLA TODOS OS DIAS:
    Um prazer diário, experimente! Não tenha medo, vá pela calçada devagarinho, sempre respeitando o pedestre. Quando a rua for mais tranquila, experimente acelerar um pouquinho e sinta o vento no rosto, sinta a liberdade. Se não for de bike, vá apé, patinete, patins,… e se não poder, for longe, leia o item 08.
  3. APRECIAR O CAMINHO DA ESCOLA, DO CLUBE, …
    Árvores, plantas, flores, buracos, rampas de acesso, nós conhecemos todas no caminho. Cuidamos das lixeiras, das plantas e avisamos qualquer novidade ao porteiro, gari, pessoas que nos acompanham diariamente e cuidam de nós. Sr.Cícero, por exemplo, é um segurança que participa da ida e da volta dando “oi” e sorrindo, e quando paramos numa loja de naturais no caminho, ele cuida da bike. Apreciar é conhecer e valorizar. Se valorizamos cuidamos e se cuidamos, vivemos num mundo melhor 🙂
  4. CONVIVER
    Já falei um pouco de Sr.Cícero. A convivência existe com o rapaz que transporta água, com a molecada da rua e entre nós. Nossa convivência diária em cima da bike, nossa emoções, são divididas, sentidas e transmitidas mãe e filha numa convivência plena e natural nesta pedalada e nos hábitos que cultivamos na cozinha, nos passeios, em nossas vidas.
  5. DESLIGAR A TELEVISÃO, IPAD, IPHONE
    Desligue tudo! Jogue uma conversa fora, aproveite e pegue aquele tabuleiro no armário e brinque. Arrume os brinquedos com a criança, deite no sofá e fique abraçada em silêncio. Curta a massinha, a pintura, o desenho, o carimbo, a sucata. Crie! Crie o que te faz bem e juntos. Faça disso uma atividade. Guarde os eletrônicos e divirta-se de verdade!
  6. LER UM LIVRO
    Voe com a imaginação de seus filhos lendo livros. Depois de cada leitura experimente conversar sobre a história e perceba que vai longe… É um momento de afeto, risadas, medos, emoções, que transparecem naturalmente transformando num excelente momento para dialogar, experimente e não pare mais!
  7. ENCONTRAR OS AMIGOS
    Encontrar os amigos faz bem pra todos! Abrace, brinque, jogue, pule, ria. Vá ao parque, ao play do prédio, ao cinema, ou simplesmente chame pra brincar em casa, pra papear, pra lembrar que você ama seus amigos e como são importantes. Tempo para eles existe, não desista, esse tempo está disponível, você sabe disso!
  8. USUFRUIR DO TRANSPORTE COLETIVO AOS FINAIS DE SEMANA
    É emocionante conhecer lugares, errar o caminho, andar, abrir o guarda chuva na tempestade, encher a mochila de fruta, alegria e água, e não esqueça da capa de chuva e um pouco de dinheiro trocado pro transporte (caso não tenha bilhete único). Aproveite pra andar e desacelerar nessa cidade que parece querrer te engolir de tanta presssa. Faça o seu ritmo aos finais de semana e tente dar continuidade nos dias de semana, tente!
  9. MOVIMENTAR
    Todas as nossas atividades são movimento. Mexa-se e o corpo agradece com disposição, alegria e vontade de fazer mais. Não fique sentado no sofá, mexa-se!
  10. NÃO CONSUMIR BESTEIRAS
    Não compre a toa. Compre o necessário e explique, exemplifique, ensine. Vá ao supermercado, ao hortifruti e conte as necessidades. Vá até a loja de brinquedos, conheça os lançamentos e saia de mãos vazias e coração cheio. Saiba que o maior bem que nós temos somos nós, juntos. Amigos, parentes, pessoas, a cidade, a praça, o amor, tudo junto sempre. Participe de movimentos perto de casa, como a horta, a praça, a rua. Procure na internet aonde estão e vai perceber que pertinho existe um. Esqueça o “passeio” no shopping (centro de consumo exagerado e inútil), faça, participe e perceba que o consumo excessivo desaparece. Locais aonde existe alegria, amigos, novos amigos, festa, música, lugares com pessoas unidas para o bem só vai trazer a maior riqueza que você pode conquistar e ter, acredite e vá!

IMG_2565

Nina e amigos na cozinha

IMG_2701

Entregador de água no caminho da escola

IMG_2533

Encontramos o amigo Rodrigo “Tio Bigode” (como diz a Nina) num dos passeios de metrô até o bairro da Liberdade em São Paulo

IMG_2532

Nina aprendeu que existe um vagão para bicicletas no metrô. É o último vagão e pode entrar até 4 bikes por vez. Domingos e feriados pode usar a vontade e durante a semana após 20h está liberado o uso.

IMG_1440

Essa é a lição de casa para hoje (12/03/14). Nina acredita na bicicleta e nos bons costumes que ela traz, nas aventuras vividas, no bem para nós, na ausência da poluição e num fator que não citei acima e vou escrever agora: Na diminuição ou ausência da ansiedade provocada pelo congestionamento diário, pela pressa sem motivo, pelo hábito ruim que muitos nem percebem, mas a pressa pode causar ansiedade, estresse, nervosismo,… Cultivar bons hábitos desde cedo só faz bem para você e seu filho. Não perca mais tempo e faça! Procure os hábitos que são possíveis na sua rotina e mude já.

Não invente desculpas! Se você não pode deixar o carro na garagem durante a semana, faça isso aos finais de semana, ou pelo menos aos domingos. Cozinhe com seu filho, ensine bons hábitos lendo livros ou simplesmente desligando os eletrônicos… experimente!

Faça parte da solução!

apoio:

LOGO_oGANGORRA

Anúncios
Esse post foi publicado em EDUCAÇÃO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s