A Indústria da Multa mora ao lado

“…argumento de indústria da multa… ou seja, a própria sociedade faz um discurso no sentido contrário daquele do cumprimento da regra de trânsito.” como diz Odir Zugue, professor de Direito e ciclista em video abaixo.

Antes de prisão, punição, existe pessoas “poser”, aquelas que tem medo da velhice e da morte, que tem apego a materia… entende? A verdadeira compaixão começa na educação e exemplo às crianças.

Outro dia, na porta de uma escola (quero citar menos itens que indiquem quem são e onde estavam, quero apenas descrever o conteúdo da conversa) dois pais aguardavam a saída de seus filhos e numa conversa rápida e informal trocaram um informação valiosisima para ambos: o telefone do tal expert em tirar os pontos da CNH.

Estava eu, bem ao lado deles, como uma cidadã qualquer, uma qualquer que ouviu um papo qualquer, opa, peraí, não é um papo qualquer.

o diálogo foi assim:

“Neste trecho da avenida tal não dá pra passar sem tomar multa, você já reparou. Já tomei várias.

Ahh, mas isso não é problema. Vou te passar o fone do tal cara que elimina pontos, multas. Faço isso sempre. Fácil, fácil.”

imagem dos pais conversando

imagem dos pais conversando

As crianças saíram, pais abraçaram. E aí amigão, disse um deles ao filho. O outro abraça, beija filhos, caminha com aquela blusa impecável, passadinha, colarinho branco, cheiroso, sapato de couro, SUV último modelo, abre as portas, filhos entram rapidamente e pegam seus IPads pra se distrair, pai entra no carro,  com sorrisão estampado no rosto segue em seu blindado.

No farol logo em frente dá uma buzinadinha, me avisa que vai ultrapassar, dá uma medida no meu chinelão, roupa “simples”, nada de luxo, apenas uma pessoa numa bike com sua filha na garupa.

Chego em casa após 30 minutos, 1 paradinha pro sorvete no caminho, muita risada quando a garoa começou e me dei conta que estava sem as capas na cestinha.

Maisa tarde o senhor alinhado, terno passado chega em seu condomínio com as crianças após alguns flashes no caminho. O que importa? Falou ao celular e resolveu seus afazeres de final do dia enquanto dirigia, as duas multas no caminho são pequenos detalhes…

A indústria da multa mora ao lado. A guerra só vai acabar quando a raíz for cortada. É pelas crianças que devemos mudar. Basta de hiprocrisia.

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FBikeELegal%2Fvideos%2F1390423364305270%2F&show_text=1&width=560

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FBikeELegal%2Fvideos%2F1390423364305270%2F&show_text=0&width=560

 

 

motivadores:

Captura de Tela 2015-09-13 às 10.34.20 Las Magrelas  bike anjo Sampa Pe quadrado  logo-bce46fba8e10112b7cf38bcd469ffa5f  Captura de Tela 2016-07-13 às 11.03.17  va de bike

Silvia Ballan, mãe,ciclista, bike anjo,  bikerrepórter do Instituto CicloBR e colaboradora do Bike é Legal da Renata Falzoni, mãe de Nina, 7, Bia, 16, acredita na educação das crianças em espaços públicos, na rua, na troca … As crianças e adultos são capazes e possuem habilidades para descobrir problemas e solucioná-los de maneira consciente quando conhecem e vivem a cidade.

“Se queremos uma pessoa melhor, cuidamos da criança. Se queremos um cidadão, levamos os pequenos a viver a cidade”, afirma Silvia.

UM DOS NOSSOS OBJETIVOS: mostrar que mãe, filhos, mulher, familias inteiras podem pedalar pela cidade. Não é necessário usar roupas específicas ou ser atleta. 

Quer apoiar o blog? Envie email para: silviaenina@gmail.com

Este blog nunca recebeu apoio financeiro

 

 

Apoio e doação:

Captura de Tela 2015-02-12 às 17.07.50Captura de Tela 2014-12-30 às 23.05.28

Canais:

Captura de Tela 2015-08-13 às 16.22.10cheguei_de_bike_positivo-copy

 

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em EDUCAÇÃO, na RUA e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s